top of page

Paraty

  • Antonio Marciano
  • 4 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

DSCN8012.jpg

Claro que não tenho um conhecimento profundo do Brasil, nem poderia ter na medida em que 11 meses apenas me separam da minha chegada a este país e na minha modesta opinião, nem uma vida inteira chegaria para conhecê-lo, seja pela sua enorme amplitude territorial, seja pela diversidade cultural das suas gentes.

Centro-me hoje no entanto, num local com profundos laços culturais com Portugal, onde o traço da malha urbana e a arquitetura do casario, em tudo me traz à memória terras do meu país, lugares como Óbidos, Évora, Vila Nova de Milfontes ou Portocôvo, onde o casario se veste de branco e se enfeita de cores fortes como o azul, o amarelo ou o marrom, onde o rústico se enfeita de beleza e a simplicidade de charme e harmonia.

AMR_7616.jpg

E se é marcante a influência lusa nesta Paraty, também para mim, enquanto luso, é marcante o estado de conservação e asseio da cidade, esta parte, influência absoluta do povo brasileiro na conservação do seu património histórico, algo que podemos constatar em cada recanto, em cada fachada pintada, em cada pedra da calçada. Bem hajam por isso.

Esta pequena “Joia”, tão cheia de cor, tão cheia de história, tão cheia de vida, mesmo que não dominada pelos burros e carreteiros vindos de Minas Gerais e outras regiões onde o ouro era rei e que fizeram dela um entreposto comercial rico e próspero, tem o seu futuro ligado ao património artístico e cultural da suas gentes, ao legado arquitetônico e sua preservação, que fazem o turismo fluir e permitir a sua continuidade.

Porque todos temos a nossa “História” e temos o direito/dever de uma vez por outra mergulhar nas suas páginas, nas suas águas para um banho de identidade, de cultura. Esta foi para mim uma experiência de retorno às raízes, lá do outro lado do mar, nesse pequeno pedaço de território chamado Portugal, onde as semelhanças são muitas.

DSC_7675ed red.jpg

Links Interessantes:

www.miniestradareal.com.br

wwwparatyemfoco.com.br

 
 
 

Comentários


Postagens Recentes
Arquivo do Blog
Tags
bottom of page